Dor patelofemoral na corrida: mais força no joelho significa mais dor?

Dor patelofemoral na corrida: mais força no joelho significa mais dor? October 11, 2026Leave a comment

Quando uma pessoa sente dor na parte da frente do joelho durante a corrida, é muito comum procurar imediatamente uma explicação mecânica.

“Estou a colocar demasiada força no joelho.”

“A rótula está a receber demasiada carga.”

“Preciso de correr de outra maneira para diminuir a pressão sobre a articulação.”

Estas ideias parecem intuitivas. Afinal, se uma determinada articulação recebe mais força, seria lógico imaginar que essa maior força deveria estar relacionada com mais dor.

Mas a relação entre carga mecânica e dor pode ser bastante mais complexa.

Um estudo publicado em 2026 analisou precisamente esta questão em adolescentes fisicamente ativos com síndrome da dor patelofemoral. Os investigadores procuraram perceber se o pico de força na articulação patelofemoral e o impulso dessa força durante a corrida estavam relacionados com a intensidade e a duração da dor.

Os resultados não encontraram uma associação relevante entre essas medidas de força e a intensidade ou duração da dor.

Este resultado não significa que a mecânica da corrida seja irrelevante. Significa algo mais interessante: não podemos assumir que mais força patelofemoral durante a corrida seja sinónimo de mais dor.

O que é a dor patelofemoral?

A síndrome da dor patelofemoral é uma das causas mais frequentes de dor anterior do joelho, particularmente em pessoas fisicamente ativas.

A dor pode aparecer durante a corrida, agachamentos, saltos, subida ou descida de escadas e outras atividades que envolvem carga sobre o joelho.

Também pode surgir depois de permanecer sentado durante algum tempo com o joelho dobrado.

Apesar de a dor ser sentida na região da rótula, isso não significa que exista necessariamente uma lesão estrutural grave nessa zona.

A dor é uma experiência complexa e pode resultar da interação entre diferentes fatores físicos, mecânicos e contextuais.

Por isso, quando avaliamos alguém com dor patelofemoral, devemos evitar procurar uma única explicação para todos os casos.

O que este estudo procurou descobrir?

Os investigadores estudaram 51 adolescentes fisicamente ativos, com idades entre os 12 e os 19 anos, que apresentavam dor patelofemoral.

Durante a corrida, utilizaram dados cinemáticos, cinéticos e eletromiográficos, juntamente com um modelo neuromusculoesquelético informado por eletromiografia, para estimar a força exercida na articulação patelofemoral.

Foram analisadas duas características principais dessa força: o pico de força e o impulso da força durante a fase de apoio da corrida.

Depois, essas medidas foram comparadas com diferentes indicadores de dor.

Os investigadores analisaram a pior dor sentida na semana anterior, a dor imediatamente depois da corrida, a dor avaliada através de um questionário específico para crianças e adolescentes e a duração da dor.

O objetivo era perceber se pessoas que apresentavam maiores forças patelofemorais durante a corrida também apresentavam mais dor ou uma história de dor mais prolongada.

O resultado foi bastante interessante

Os resultados não encontraram uma associação importante entre o pico de força patelofemoral durante a corrida e a intensidade da dor.

Também não encontraram uma associação relevante entre o impulso da força patelofemoral e a intensidade da dor.

A duração da dor também não apresentou uma relação importante com estas medidas.

Ou seja, dentro deste grupo de adolescentes com dor patelofemoral, uma maior força estimada na articulação durante a corrida não pareceu explicar quem tinha mais dor ou há mais tempo.

É um resultado que merece alguma reflexão.

Mais carga não significa automaticamente mais dor

Esta é provavelmente a principal ideia que podemos retirar deste trabalho.

O corpo humano não funciona como uma máquina em que determinada quantidade de força produz sempre a mesma quantidade de dor.

Duas pessoas podem correr à mesma velocidade, apresentar forças articulares semelhantes e ter experiências de dor completamente diferentes.

Da mesma forma, uma pessoa pode apresentar uma determinada carga mecânica elevada durante uma atividade e não sentir dor.

Outra pessoa pode apresentar uma carga semelhante e sentir desconforto.

Isto não significa que a carga mecânica seja irrelevante. Significa que a carga é apenas uma das peças do problema.

Então a biomecânica não interessa?

Interessa.

Mas é importante distinguir duas perguntas diferentes.

A primeira é: quanto de força está a ser aplicado?

A segunda é: essa força está relacionada com a experiência de dor desta pessoa?

Uma determinada força pode ser perfeitamente tolerável para uma pessoa e menos tolerável para outra.

Além disso, a capacidade de uma pessoa para suportar uma determinada carga pode mudar ao longo do tempo.

Uma corrida que hoje provoca dor pode deixar de provocar sintomas depois de um período de adaptação, aumento da força e melhoria da capacidade física.

Por isso, não devemos transformar uma medida biomecânica numa explicação automática da dor.

A dor não é um simples medidor de carga

Uma das consequências desta ideia é que não devemos interpretar a dor como um aparelho que mede diretamente a quantidade de carga aplicada a uma articulação.

Se uma pessoa sente dor, isso não significa necessariamente que esteja a aplicar uma quantidade excessiva de força.

E se não sente dor, também não significa que esteja a aplicar pouca força.

A experiência dolorosa depende da interação de múltiplos fatores.

Estado físico, sono, stress, experiência anterior, confiança no movimento, expectativas, exposição à atividade, capacidade muscular e contexto podem contribuir para a forma como uma determinada carga é percebida.

É por isso que uma abordagem exclusivamente mecânica pode ser insuficiente.

O que significa isto para um corredor?

Imagine um corredor adolescente que desenvolve dor patelofemoral depois de aumentar significativamente o treino.

Uma reação imediata poderia ser tentar modificar a sua técnica de corrida para reduzir a força patelofemoral.

Mas talvez existam outras perguntas mais importantes.

Quanto aumentou o volume de treino?

Quantos dias por semana está a correr?

Houve alteração da velocidade?

Começou a fazer mais subidas?

Introduziu treinos intervalados?

Está a recuperar adequadamente?

Como está a sua força?

Que outros exercícios realiza?

Como responde o joelho depois do treino?

Estas perguntas podem fornecer informação muito mais útil para orientar o programa do que simplesmente tentar encontrar uma posição “perfeita” para a rótula durante a corrida.

A importância da capacidade de carga

Uma das ideias que considero particularmente importantes no treino é a relação entre carga e capacidade.

Não é apenas a carga que interessa.

Também interessa a capacidade da pessoa para tolerar essa carga.

Um corredor que passa de 10 para 40 quilómetros semanais está a aumentar significativamente a exposição à carga.

Se a sua capacidade física não acompanhou esse aumento, podem surgir sintomas.

Uma estratégia possível é reduzir temporariamente a exposição à atividade que provoca sintomas e, simultaneamente, trabalhar a capacidade física através do treino de força e de outras formas de exercício.

Depois, a corrida pode ser reintroduzida ou aumentada progressivamente.

O objetivo não é fugir permanentemente à carga.

É desenvolver capacidade para tolerá-la.

O treino de força continua a fazer sentido

O resultado deste estudo não deve ser interpretado como uma razão para deixar de fortalecer o membro inferior.

Pelo contrário.

O treino de força pode ser uma ferramenta importante para aumentar a capacidade do corredor.

Podemos trabalhar quadríceps, glúteos, gémeos e outros grupos musculares através de exercícios progressivos.

Agachamentos, lunges, step-ups, leg press, exercícios unilaterais e outras variantes podem ser utilizados de acordo com as características da pessoa.

A escolha do exercício deve depender daquilo que queremos desenvolver e daquilo que a pessoa consegue tolerar.

Não precisamos de encontrar um exercício “mágico” para a rótula.

Precisamos de construir capacidade.

E modificar a técnica de corrida?

Modificar a técnica de corrida pode ser útil em determinadas situações.

Por exemplo, podemos alterar temporariamente a velocidade, a cadência, o comprimento da passada ou outras características da corrida para modificar a experiência da pessoa.

Mas isso deve ser encarado como uma ferramenta e não como uma regra universal.

Não existe uma técnica de corrida única que seja obrigatoriamente ideal para todas as pessoas com dor patelofemoral.

Se uma determinada alteração permite que o corredor treine melhor e progrida, pode ser interessante.

Se a alteração cria desconforto, piora o desempenho ou simplesmente não é necessária, não existe razão para a impor.

Não precisamos de eliminar todas as forças do joelho

Esta ideia é particularmente importante.

O joelho foi feito para suportar forças.

Durante a corrida, saltos, agachamentos e outras atividades, é normal existir carga sobre a articulação.

O objetivo do treino não deve ser eliminar todas essas forças.

Isso seria impossível e, provavelmente, pouco útil.

O objetivo é aumentar a capacidade do sistema para lidar com as exigências que a pessoa pretende realizar.

Um corredor precisa de tolerar as forças da corrida.

Um jogador de futebol precisa de tolerar corrida, travagens, mudanças de direção e saltos.

Uma pessoa que quer simplesmente caminhar sem dor precisa de desenvolver capacidade para as exigências dessa atividade.

O treino deve aproximar progressivamente a pessoa das tarefas que pretende realizar.

A importância da progressão

Se uma pessoa apresenta dor patelofemoral, não é necessário escolher entre “treinar normalmente” e “não treinar”.

Existe um enorme espaço entre estes dois extremos.

Podemos reduzir a duração da corrida.

Podemos reduzir a velocidade.

Podemos diminuir temporariamente o volume semanal.

Podemos alternar corrida e caminhada.

Podemos trabalhar força.

Podemos escolher diferentes exercícios.

Podemos aumentar progressivamente a exposição à corrida.

É este processo que permite transformar uma limitação atual numa capacidade futura.

O estudo tem limitações

Também é importante perceber o que este estudo não demonstra.

Trata-se de um estudo transversal exploratório, não de um ensaio clínico que tenha acompanhado os participantes durante um programa de tratamento.

Foram estudados apenas 51 adolescentes fisicamente ativos, com idades entre 12 e 19 anos.

Por isso, não devemos extrapolar diretamente estes resultados para adultos, pessoas sedentárias, atletas de outras modalidades ou pessoas com diferentes problemas do joelho.

O estudo também avaliou associações entre força patelofemoral e dor num determinado momento. Não demonstra que a força patelofemoral nunca tenha influência no desenvolvimento ou agravamento dos sintomas.

O que mostra é mais específico: neste grupo de adolescentes com dor patelofemoral, o pico e o impulso da força patelofemoral durante a corrida não apresentaram uma associação relevante com a intensidade ou duração da dor.

O que eu retiro para a prática?

Para mim, a mensagem mais interessante é evitar explicações demasiado simples.

Se uma pessoa sente dor no joelho durante a corrida, não quero automaticamente concluir que “está a colocar demasiada força na rótula”.

Quero perceber o contexto.

Quero saber o que mudou recentemente.

Quero avaliar a capacidade física.

Quero perceber quais são os movimentos que provocam sintomas.

Quero perceber o que a pessoa quer continuar a fazer.

E depois quero construir um caminho entre a capacidade atual e esse objetivo.

Esse caminho pode incluir treino de força, alterações temporárias da corrida, gestão do volume, exercícios específicos ou simplesmente uma progressão mais adequada da carga.

Não existe necessidade de transformar cada alteração biomecânica numa causa da dor.

Da biomecânica para a capacidade

Talvez esta seja a principal mudança de perspectiva.

Em vez de perguntar apenas “como posso reduzir a força no joelho?”, podemos perguntar:

“Como posso tornar esta pessoa mais capaz de suportar as forças que a atividade exige?”

A primeira pergunta procura muitas vezes eliminar uma determinada carga.

A segunda procura desenvolver capacidade.

Na minha forma de pensar o treino, esta segunda abordagem é frequentemente mais interessante.

Porque se o objetivo é correr, saltar, jogar futebol ou simplesmente subir escadas sem limitações, eventualmente teremos de permitir que o joelho volte a lidar com as forças associadas a essas atividades.

Não queremos construir uma pessoa que apenas consegue evitar a carga.

Queremos construir uma pessoa capaz de tolerá-la.

Conclusão

A dor patelofemoral durante a corrida é um problema complexo e não deve ser explicada apenas através da quantidade de força aplicada na articulação.

Este estudo, realizado em adolescentes fisicamente ativos com dor patelofemoral, não encontrou uma associação relevante entre o pico ou o impulso da força patelofemoral durante a corrida e a intensidade ou duração da dor.

O resultado não significa que a biomecânica não tenha importância. Significa que não devemos assumir que uma maior força articular corresponde automaticamente a uma maior experiência de dor.

Na prática, pode ser mais útil avaliar a pessoa como um todo: a sua força, capacidade, volume de treino, recuperação, sintomas e objetivos.

Depois, podemos utilizar o treino para aumentar progressivamente a capacidade de suportar as exigências da atividade que essa pessoa quer continuar a realizar.

Porque o objetivo final não deve ser correr com o mínimo possível de força no joelho.

O objetivo deve ser conseguir correr com a capacidade necessária para tolerar as forças normais da corrida.

Posso ajudar

Posso ajudar a adaptar a corrida e o treino de força à dor patelofemoral, ajustando carga, volume, exercícios e progressão para recuperar capacidade sem medo do movimento.

Referências

  • Kayll SA, Hinman RS, Bryant AL, Bennell KL, Rowe PL, Chi PW, Starkey S, McManus F, Saxby D, Paterson KL. The peak and impulse of patellofemoral joint force during running are not associated with pain severity or duration in adolescents with patellofemoral pain: An exploratory cross-sectional study. Physical Therapy in Sport. 2026;81:101971. DOI: 10.1016/j.ptsp.2026.101971.
  • PubMed – PMID 42580193